A convite do programa “Posso Entrar?” da Sic Caras, a Glim-Design de Interiores apresentou mais um projeto com algumas dicas que pode seguir. Não perca esta oportunidade! Basta aceder ao site, fazer login a desfrutar das melhores dicas para a sua casa.

Este projeto foi também merecedor da medalha de bronze nos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores.  

PRÉ-EXISTÊNCIA

Com localização em Setúbal, a pré-existência é um apartamento inserido numa construção nova. O cliente solicitou os nossos serviços numa fase inicial da construção para podermos auxiliar com a seleção de todos os revestimentos, pavimentos, layout da sala e cozinha em “open space”, assim como a decoração e mobiliário de todas as restantes divisões da casa e corredores.

BRIEFING DO CLIENTE

O cliente é um casal de meia idade com gostos um pouco conservadores mas com vontade de tornarem mais
sofisticados, com preferência por tons neutros e alguns apontamentos coloridos.

A NOSSA PROPOSTA

Através da análise dos gostos do cliente, criámos ambientes que se fundem entre o estilo clássico e o contemporâneo, com imensa personalidade, harmonia e conforto. Na sala e na cozinha a disposição dos elementos no espaço exigiu bastante estudo, devido à arquitetura pouco convencional e ângulos sumptuosos das paredes destas divisões. Por toda a casa, faz-se sentir a sofisticação de um projeto de Design de Interiores pensado de raiz.

sala

mobiliário e decoração

O sofá em tons neutros foi desenhado em formato de “L” para potenciar a maior quantidade de assentos para o espaço. O seu formato e design conferem ao espaço um estilo mais contemporâneo. A poltrona estofada com banqueta introduz os tons terra no espaço, que estão presentes nas almofadas e no alto floral de plumas. O tapete em tons de cinzento escuro ajuda a criar contraste e realçar os tons claros da restante decoração. Os cortinados vestem as paredes com um tecido mais translucido que permite a entrada de luz e um outro mais opaco em tons de champanhe que permite mais privacidade.

PAREDES

As boiseries que enriquecem as paredes desta grande sala, foram desenhadas de forma a dividir a sala de estar e de jantar. Foram pintadas na mesma cor das paredes para não se destacarem, introduzindo discretamente o estilo clássico. A parede da televisão deveria incluir o móvel TV que a cliente trazia da sua anterior habitação. Para o enaltecer, criámos uma parede de pladur retro iluminada, que decoramos da mesma forma da restantes paredes. O papel de parede marmoreado de ambos os lados, ajuda a criar uma elegante simetria e simultaneamente confere sofisticação ao espaço.

Iluminação

Na sala de estar a parede retro iluminada trás uma luz indireta e de ambiente. Os dois apliques de parede enriquecem a decoração e o candeeiro de pé junto do sofá tem uma luz de
intensidade regulável. Sobre a mesa de refeições está um candeeiro de teto que acompanha a dimensão retangular da mesa. Acima do grande quadro da sala foram colocados dois spots de teto direcionáveis que o iluminam. Na ilha da cozinha surgem três pendentes de iluminação pontual. A fusão de estilos também é evidente nas peças de iluminação selecionadas. O revivalismo do estilo clássico está presente nos apliques de parede e o design minimalista surge no candeeiro de pé e nos pendentes da cozinha.

zona de jantar e Cozinha

HALL DE ENTRADA E CORREDOR

A banqueta e o quadro presentes na entrada recebem os donos da casa com cor e funcionalidade. O pequeno tabuleiro embutido na banqueta permite pousar objetos pessoais, e a sua cor e estofo em capitonê introduz um pouco do estilo da sala. O quadro segue a mesma linguagem abstrata do quadro da sala de jantar, apresentando cores ligeiramente mais abertas, criando uma dinâmica entre os espaços. No corredor utilizamos uma consola de vidro bronze e pé dourado, para ficar leve e dentro das cores existentes. Com o mesmo papel de parede da sala de estar, criámos uma parede bastante original que inclui uns perfis metálicos dourados, um espelho retangular alto e umas peças decorativas pousadas numas prateleiras de fixação oculta.

mobiliário e decoração

A mesa de refeições e cadeiras eram peças existentes da cliente e que se inserem na perfeição com o ambiente criado. O aparador de linhas direitas em acabamento lacado, tampo cerâmico e pé inox ouro mate, trás nobreza ao espaço. A cozinha foi desenhada num estilo moderno e os materiais selecionados foram a nogueira, silestone calacata gold, e lacado mate cinza claro. O grande quadro por trás do aparador, foi inserido nas boiseries e ajuda mais uma vez com a divisão entre espaços. O estilo abstrato remete para o tema contemporâneo e as cores são um hino a todas as tonalidades presentes no espaço. O tapete trás tonalidades de um azul acinzentado que também está presente no estofo das cadeiras altas da ilha da cozinha.

cozinha

Por se tratar de um open space a nossa sugestão para a cozinha foi ter equipamentos embutidos e uma ilha que permitisse esconder um pouco a utilização da mesma. A parte mais elevada esconde o balcão de trabalho e serve também para dar apoio a pequenas refeições. A nogueira presente na ilha repete-se nos nichos decorativos e na parede lateral direita que está preparada para receber uma pequena televisão.

quartos

quarto principal

Nos quartos o pavimento manteve-se. A pintura das paredes do quarto principal foi alterada de modo a ficar mais congruente com a decoração do espaço e com o papel de parede colocado em frente à cama. Tendo mantido a decoração com uma base neutra, os vários tons de azuis e a rica mistura de texturas e padrões, trazem vida ao quarto. A altiva cabeceira estofada em gomos verticais, faz-se conjugar por dois painéis laterais revestidos em termolaminado marmoreado com frisos em inox latonado. O mesmo acabamento dourado está presente nas mesas de cabeceira e na iluminação pendente. Estes candeeiros são controlados por um discreto interruptor redondo embutido no painel esquerdo. A localização destes de luz suspensos sob as mesas de cabeceira e a sua respetiva comutação foi pensada em fase de obra. Em frente da cama surge uma “cómoda” em nogueira e lacado, onde encontramos um espelho com iluminação indireta que se manipula através de um sensor de movimento. Este espaço pode ser utilizado como toucador, havendo arrumação tanto no módulo de cima como no de baixo.

QUARTO DE HÓSPEDES

O nosso briefing para o quarto de hóspedes era fazer uso de tons claros e ter uma cabeceira comprida. Deste modo escolhemos uma cabeceira estofada aos gomos no centro e lisa de ambos os lados, abraçando as mesas de cabeceira e enaltecendo a zona do colchão. O sommier já era da cliente e foi inserido na perfeição com a seleção de cores e texturas feitas para o quarto. O papel de parede bastante texturado e de tema botânico ajuda a criar
um ambiente relaxante.

ESCRITÓRIO

A pedido da cliente, esta divisão deveria ser escritório e quarto de hóspedes. A nossa sugestão foi criar duas zonas distintas para o efeito. Junto das janelas ficariam dois postos de trabalho para os donos da casa e junto da entrada iriamos retirar o roupeiro do quarto que estava em projeto, para encostarmos um sofá-cama. A zona de trabalho foi desenhada com uma grande bancada suspensa em toda a largura da parede do quarto, e fazendo uso de todo o pé direito foi criada arrumação fechada e aberta de cada um dos lados. Duas cadeiras giratórias estofadas e com pé em inox latonado, trazem requinte e combinam na perfeição com a iluminação de mesa proposta. Os tons rosados e nude do espaço contrastam com uma parede em pladur em tons de cinza, que recebe o sofá. Nesta parede foram criados nichos com iluminação para que os hóspedes instalados no sofá-cama possam usar estes nichos como mesas de cabeceira.

Scroll to Top