

A convite do programa “Posso Entrar?” da Sic Caras, a Glim-Design de Interiores teve todo o gosto em apresentar um dos seus prestigiados projetos. Neste episódio damos a conhecer todo o conceito do ambiente e ainda alertamos para algumas dicas que pode seguir. Não perca esta oportunidade! Basta aceder ao site, fazer login a desfrutar das melhores dicas para a sua casa.
Este projeto foi também merecedor de duas medalhas, prata e bronze, nos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores.




PRÉ-EXISTÊNCIA
Com localização em Palmela, a pré-existência era um lote de terreno destinado a habitação. O cliente solicitou os nossos serviços ainda durante o desenvolvimento do projeto de arquitetura, para que o nosso gabinete fosse responsável pela escolha de todos os materiais da habitação, assim como pelo desenho das casas de banho, roupeiros, portas, e toda a decoração e mobiliário.
BRIEFING DO CLIENTE
“Sou apaixonada pela natureza e pelos animais, gosto de materiais nobres e contemporâneos, e de uma mistura de tons neutros e coloridos. Quero sentir paz e alegria ao chegar a casa!”
A NOSSA PROPOSTA
Através da análise dos gostos da cliente, criámos um quarto muito personalizado, onde a a estética se funde com a funcionalidade e nos envolve com a ambiência da fauna e flora. Por todo o espaço, faz-se sentir a sofisticação de um projeto de Design de Interiores pensado de raiz.
sala


mobiliário e decoração
O sofá, de cor impactante e design diferenciado, cria uma ligação com o tema da natureza pelas suas linhas mais redondas e ergonómicas, tornando-se a peça central da sala. O móvel TV personalizado que esconde a box, toma a mesma tonalidade dos móveis da cozinha, criando “flow” e harmonia ao open space. A presença de várias mesas de apoio facilita a usabilidade do espaço. O mural de parede tropical que surge como uma grande pintura por trás da TV e se conjuga com um papel de parede texturado e frisos metálicos dourados, transformam a parede da sala. A presença de plantas naturais e a alegre paleta cromática em tons de cremes, verdes, cinzas, brancos e rosas, trazem vivacidade e personalidade ao espaço.

Materiais
O pavimento laminado de alta qualidade da Egger categoria AC5, em tom de carvalho, que se estende por toda a sala e cozinha, proporciona ao espaço conforto e leveza. Para as paredes optou-se pela tinta branca para enaltecer ainda mais a luz da casa e por cortinados translúcidos de linho em tom de beige.

Iluminação
A fusão entre a iluminação técnica e decorativa faz-se sentir na luz indireta e regulável presente nas sancas dos cortinados e no móvel TV retro iluminado. Em obra foi colocada uma tomada no pavimento junto ao sofá, para ligação de candeeiro de pé e no teto da sala encontram-se spots brancos embutidos no pladur, pequenos e discretos. As várias janelas da sala e as janelas velux do duplo pé direito, permitem uma entrada de luz natural privilegiada.
Cozinha


mobiliário e decoração
As formas redondas da mesa e das cadeiras reforçam as formas orgânicas presentes na natureza. O tampo cerâmico da mesa em calacatta gold, proporciona requinte e leveza ao espaço através das suas tonalidades e pela integração de um material mineral natural. As portas da cozinha lacadas cinzento rato mate, contrastam com o brilho da pedra da bancada em silestone branco e silestone Calacatta. O pavimento está de protegido por um discreto um tapete de vinil. A cozinha apresenta-se como uma continuidade do painel/roupeiro da sala, em termos de design, tonalidades e materiais. Optou-se novamente por se esconder a maioria dos eletrodomésticos, devido aos gostos da cliente, mas privilegiando a funcionalidade de todos eles relativamente à sua localização e usabilidade.

funcionalidade
Uma vez que a cliente não apreciava máquinas à vista, estudou-se a melhor opção para esconder os aparelhos, pelo que embuti-los nos roupeiros, através de uma “mini-conduta” e grelhas discretas pintadas à cor das portas, foi uma solução bastante eficiente. Os roupeiros da sala de jantar tornam-se num elegante painel decorativo com nichos iluminados para decoração e uma porta oculta que permite a passagem para a lavandaria. O material laminado da Egger presente nas portas, foi especialmente selecionado para “casar” com o pavimento da casa, tendo sido tomado em conta também o seguimento do veio presente na textura de madeira de ambos os materiais.

Iluminação
O candeeiro suspenso sobre a mesa, destaca-se pelo seu design original e inesperado que nos remete para a presença de uma flor. A forma como projeta a sua luz combina na perfeição com a luz quente e indireta em fita de LED presente nos nichos.
quarto


mobiliário e decoração
A cama estofada em veludo azul, faz a ligação com as cores dos elementos da natureza presente no papel de parede. As mesas de cabeceira suspensas em azul pastel, integram um pequeno e discreto interruptor que liga e desliga os candeeiros pendentes, que fazem também comutação com o interruptor à entrada do quarto. Foi utilizado um tecido blackout como pendentes laterias do cortinado, para bloquear a entrada de luz, uma vez que o piso superior da
casa não tem estores.

funcionalidade
Este quarto começa pela magnifica porta oculta no cimo das escadas, que se assemelha a um grande quadro, por estar totalmente forrada num colorido mural de parede da Designers Guild. Umas boas dobradiças ocultas são indispensáveis para se poder realizar este tipo de porta.

materiais
Por forma a dar continuidade à ambiência criada pelo papel de parede da porta, a parede da cabeceira da cama apresenta também o mesmo
revestimento. Este é agora fundido com um painel de madeira no centro e com ripas de madeira de ambos os lados. Fazendo uso do mesmo material e design dos roupeiros da sala, os roupeiros do quarto surgem novamente
dissimulados na parede.